segunda-feira, 31 de agosto de 2009

5º Encontro - Mapa falante e Consulta



Local: UNICASTELO
Data: 30/07/09
Horário: 14h/ 17h
Nº de participantes: 13
Nº de Grupos Articuladores 6
Objetivo do encontro: Compartilhar o andamento das atividades propostas para a elaboração do mapa falante; Orientar a execução da escuta por meio de exercícios junto aos GAs, possibilitando multiplicar o aprendizado obtido por aqueles que fizeram o curso no IBOPE; facilitar a articulação de cada grupo em torno das ações já disparadas.

Começamos o dia com um círculo onde cada um dizia algo que celebrava, in-lutava e as expectativas na PCU. Iniciamos o Boca no Trombone onde logo foi colocado que alguns adolescentes educomunicadores estão se considerando funcionários da UNICEF e que estão tendo pouca participação dentro dos GAs; foi dito que a comunicação esta melhorando, mas que os e-mails que nos enviam são respondidos muito depois, por fim falaram sobre os custos de transporte que para alguns grupos esta começando a ser um dificultador.



Um dos participantes se comprometeu a registrar o encontro e seguimos apresentando a pauta do encontro. A maioria dos GAs não trouxe os mapas, sendo assim o momento de rememorar foi costurado com a qualificação do Mapa, os presentes falaram sobre os encontros no GA, apresentaram certas dificuldades de articulação e participação dos demais membros; tendo alguns mapas presentes, grupos que não estavam no encontro anterior puderam ouvir e ver algumas produções dos GAs.

Entregamos aos Grupos Articuladores as Fichas de Qualificação, Guia de Planejamento e execução da Escuta e o Roteiro pra consulta aos adultos, durante a explicação destes materiais começaram a surgir algumas duvidas em relação ao cruzamento destas informações tendo em vista que representantes de alguns equipamentos podem omitir ou oferecer informações falsas sobre o mesmo. Este diálogo e explicação dos materiais tomou mais tempo que o esperado, não sendo possível o treino da Consulta a qual ficou para realizarem em seus encontros de GA.
Com a presença de poucos mapas, a partilha foi fraca, mas com bons exemplos de articulação dosque trouxeram. Foi possível somente orientar a Escuta, mas não treiná-la no encontro.
Ju, do GA Fazenda da Juta achando que a qualificação deveria ser concluída e entregue neste encontro, saiu pela comunidade com membros do GA em sua maioria adolescentes para buscar as informações de qualificação, ela nos trouxe fotos dos lugares e o mapa delimitado e legendado, caracterizando cada local, oferecendo nome, contato e outros dados referentes ao equipamento.


O material serviu de referência para os outros presentes, alem da produção deste material o processo o processo foi muito rico, utilizaram o logo da PCU para produzir crachás que facilitaram o acesso à alguns equipamentos que só depois de constatarem que os adolescentes realmente portavam credenciais se dispuseram a atende-los, pra finalizar ela comentou que mal podia acreditar no poder de articulação dos adolescentes que rapidamente produziram o material surpreendendo-a.

Relato do Dimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário